quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Predicción de resultados electorales

Adultos e crianças preferem o candidato político francês da direita
Foto: J. Antonakis and Ou. Dalgas, Science

O que nos faz votar num candidato ou noutro numas eleições? Somos racionais ou emocionais na eleição? Deixamo-nos levar pelo nosso espírito crítico e razão ou pela intuição e ideologia? Não se baseia a democracia na nossa capacidade para escolher o melhor candidato?

Há uns anos atrás, cientistas norte americanos demonstraram que nas eleições ao congresso dos EUA bastava mostrar as fotos dos candidatos para que os adultos conseguissem "saber" quem ia ganhar, independentemente de outros aspectos. Dois economistas da Universidade de Lausanne, na Suíça, demonstraram isto mesmo utilizando crianças e fotos de candidatos às eleições parlamentares francesas.

Fizeram a seguinte experiência: mostraram 57 pares de caras (ambos de cada par concorrente e um ganhador das eleições) a 684 estudantes universitários e perguntaram qual lhes parecia mais “competente”. Descobriram que os estudantes escolheram o vencedor 60% das vezes, um desvio estatisticamente significativo, onde seria de esperar um resultado aleatório.
Então usaram as mesmas fotos e um jogo de computador para perguntar a 681 crianças, com idades compreendidas entre 5 e 13 anos, qual escolheriam como “capitão do seu navio”. Obtiveram resultados similares.

Alexander Todorov, da Princeton University, qualifica este novo resultado como “realmente assombroso”, achando que a maneira como as pessoas inferem rasgos a partir da aparência é surpreendentemente estável ao longo da vida.

2 comentários:

  1. Interessante este estudo porque acho que por aqui, também se vai um pouco (ou será muito?) pela aparência... Os "feios" que se cuidem... Um bom fds prolongado e um beijo Graça

    ResponderEliminar
  2. Graça,
    A nossa última campanha para as legislativas, parece-me que foi bem o exemplo disso. A brincar, até os gato fedorento questionaram a Manuela Ferreira Leite sobre a sua incomodidade por o José Sócrates ter ganho o prémio de homem mais elegante (julgo, ou outra coisa semelhante), promovido pela revista Caras.
    Afinal, sempre se disse que os olhos também comem.
    Bom fds,
    Beijos

    ResponderEliminar

Continuam a lançar os dados.....