quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mia Couto e o Fantástico


Não podíamos deixar de dar conta da recente apresentação da obra de António Martins "O Fantástico nos contos de Mia Couto".
E não podiamos deixar de o fazer pela proximidade dos intervenientes, desde logo o amigo António Martins, autor da obra, dedicado estudioso de Mia Couto e, depois, as lindas apresentadores da obra, Lídia Valadares e Isilda Lourenço Afonso, que o fizeram com tanta excelência e de forma tão cativante num permanente jogo de palavras, que o articulista infra (outro vulto da escrita e exímio esgrimador das palavras) as apelidou de "tenistas" num jogo de alta competição, tal a agilidade com que permutavam o entusiasmo na explicação da obra, do labor do autor António Martins e da riqueza linguística e semântica de Mia Couto. Exibiram de forma encantadora o "'escritor da terra" e a sua expressão absolutamente única e originalíssima, que descreve as próprias raízes do mundo, explorando a natureza humana na sua relação umbilical com a terra.
A apresentação, contou ainda com uma genial declamação de Adriano Guerra do conto em análise, que cativou toda a assistência que enchia o salão.
A sessão decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho de Lamego, no pretérito dia 28 de Março, com uma assistência digna de registo.
(Imagem, Jornal do Douro, de 1 de Abril de 2009)



4 comentários:

  1. Tenho muito orgulho de ser amiga da Isilda e da Lída... que por acaso estão lindas nestas fotos... Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Foi uma apresentação Excelente.A Isilda e a Lídia são profissionais dedicadas, com um gosto subtil pela leitura, pela escrita e pela inovação. Prova disso foi o trabalho que nos apresentaram, em resultado do desafio lançado pelo António. O António é digno deste espírito de entreajuda, pois além de bom colega, é amigo do seu amigo, é extremamente preocupado com os seus alunos e é, sem dúvida alguma, um excelente escritor.
    Estão todos de parabéns!Continuem a deliciar-nos com eventos destes!

    ResponderEliminar
  3. Olá qmigo estou passando para me informar e também desejar uma semana de muita paz.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Ola Manuel,
    es siempre bueno contar para recordar y amar, claro que amar lo que hacemos es tb importante.

    En esas fotos se ven sonrisas por probablemente, eso mismo estar contentos habiendo cumplido con una labor bien hecha.
    Parabens a todos amigos lusitanos.
    Um abraço

    ResponderEliminar

Continuam a lançar os dados.....