domingo, 8 de fevereiro de 2009

Ética Para Um Jovem

Tendo lido há alguns anos o livro de Fernando Savater, "Ética Para Um Jovem", e ao ler estas mensagens sobre valores, ética,etc., achei por bem reflectir convosco alguns aspectos interessantes desta obra que todos deveriam aceder, quer sejamos pais, professores ou filhos.
A obra é um diálogo imaginado pelo autor perante um jovem a quem transmite ensinamentos sobre o que é a moral, a ética, a comunicação, a linguagem.
Num breve resumo, aquilo que me ficou e posso partilhar é uma síntese da realidade que nos rodeia e nos faz pensar. A ética é a arte de viver, é a reflexão sobre o porquê de aceitarmos como válidas as atitudes, é a capacidade de sermos humanos, é a aprendizagem cultural e o conseguirmos compreender o significado do que nos rodeia: reconhecermos o outro.
A linguagem tem um papel importante, por ser o veículo de todas as ideias e valores que sustentam o comportamento, influenciando o modo de funcionamento das relações sociais e afectivas.
Neste tipo de relacionamento humano é crucial a liberdade que nos permite escolher o que é bom, o que é mau, verdadeiro, falso... Todas as decisões transportam a carga emocional, a educação, os valores e vivências que fazem de todos nós responsáveis dos nossos actos e influentes naqueles que que connosco convivem
Finalmente, Savater conclui este diálogo falando de algo que temos esquecido, ms não vou deixar de vos transmitir:"...a hospitalidade - entendida eticamente - começa por nos preocuparmos com a boa manutenção desta "nave" interplanetária a bordo da qual viajamos pelo cosmos todos juntos... ainda que o façamos em círculo (2005, p.158)".

Isilda Lourenço Afonso

1 comentário:

Continuam a lançar os dados.....