terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Cogitando os conceitos


As noções, os axiomas, as regras ou os conceitos ajudam a explicitar a exteriorização do nosso pensamento. Ajudam a concretizar e a delimitar as nossas ideias, face a interpretações dúbias, simuladas ou apenas próximas. Daí, deixarmos os conceitos básicos e simples seguintes (de entre muitos outros mais elaborados e mais complexos).



Ética

De uma forma muito simplificada podemos definir o termo ética como o ramo da filosofia que se preocupa com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado, justo ou injusto. Podemos também dizer que ética e filosofia da moral são dois conceitos sinónimos. A ética é uma disciplina que sempre fez parte da reflexão filosófica e tem procurado estudar a moral, o que deve ser, a qualificação do bem e do mal, a melhor forma de actuar no interior de uma colectividade de homens. Assim, a ética avalia os costumes, questiona-se sobre a sua universalidade, aceita-os ou recusa-os, elege quais são as acções sociais moralmente válidas e quais não o são.
(in JESUS, Maria Margarida Nascimento – Ética y Actividad Empresarial, Cultura y Valores Éticos en las Empresas Algarveñas. Tese de Doutoramento, Universidade de Huelva, 2001, p.11)



Moral

ETIM.:do latim mores, "costumes" e principalmente de moralis, na obra de Cícero, que traduz assim o grego érbikos, "relativo aos costumes", "moral".
Sentido comum: conjunto de regras de conduta e de valores no seio de uma sociedade ou de um grupo (ex. a "moral cristã").
Filosofia: doutrina lógica indicando os fins que o homem deve procurar atingir e os meios para o conseguir (ex.: a "moral estóica").
(in Dicionário Prático de Filosofia. Lisboa, Terramar, 1999, p.263.)



Valores

ETIM.: latim valor, de valere, "ser bom portador", e depois "valer".
Sentido comum: qualidade das coisas, das personagens, das condutas, cuja conformidade em relação a uma norma ou a sua proximidade em relação a um ideal tornam particularmente dignas de estima.

1 comentário:

Continuam a lançar os dados.....