quarta-feira, 26 de maio de 2010




Conectando Mundos
É uma proposta didáctica de Educação para a Cidadania Global desenvolvida por quatro Organizações Não Governamentais europeias: Ucodep (Itália), Intermón Oxfam (Espanha), Inizjamed (Malta) e CIDAC (Portugal), com a intenção de que se produza uma transformação progressiva nos valores, atitudes e comportamentos dos nossos alunos e alunas, enquanto cidadãos conscientes da complexidade do mundo e participativos e comprometidos na construção de uma sociedade justa, equitativa e solidária.

Através da plataforma online http://www.conectandomundos.org/ permite-se a participação e o intercâmbio entre alunos e professores de diferentes realidades geográficas do globo.

Na sequência daquele, foi desenvolvido outro projecto, o Transformando Mundos”, que teve apresentação de resultados em Lisboa, no pretérito dia 22 de Maio, sob a forma de um recurso multimédia projectado para ser utilizado, no ensino formal e não formal, do pré-escolar ao Ensino Básico. A viagem de Yanah e Manuel pelo planeta Terra.
(Viagem repleta de personagens que vão tricotando o seu crescimento a partir das suas vivências, dúvidas e escolhas, e de desafios que levam a questionar e a agir, tornando este recurso uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento de temas socialmente relevantes que permitem chamar a atenção sobre a existência de desigualdades entre pessoas, regiões e países.) .

Aceitando convite, tive o privilégio de assistir e ficar fascinado pelo trabalho que os professores/as) e alunos/as desenvolvveram.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Continuam a lançar os dados.....