sábado, 18 de abril de 2009

2º Dia da Conferência Internacional... infelizmente teve de ter um fim

O segundo dia da Conferência Internacional - Novos Desafios Educativos e Cidadania Social teve início com o discurso do padre libanês Georges Hobeika (realmente uma pessoa excepcional) que reforçou a ideia da tolerância para com o outro, para com o nosso próprio ser e muito interessante na perspectiva de todos os presentes, da tolerância com "o direito à diferença".
A professora Helena Gonçalves da UCP do Porto alertou-nos para a importância da interdependência dos sistemas (Sociedade civil, Estado, Mercado), para a relevância das parcerias destas três áreas mas sobretudo para o desempenho das empresas para a sustenbilidade mundial.
"Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito."
Aristóteles
O professor Bart Mac Gettrick da Liverpool Hope University deixou-nos esta ideia fabuloso como reflexão: "procurar Deus através da cultura; na educação o primordial é «pensar» e só depois «aprender/ensinar»."
Os presentes ouviram ainda: Adalberto Dias de Carvalho do Instituto de Filosofia do Porto; Hoda Nehmé da Université Saint-Esprit de Kaslik do Líbano (uma palavra muito especial de apreço por esta professora); Roberto da Silva da Universidade de São Paulo do Brasil; Fernanda Cachada da UCP do Porto; François-Xavier Hubert do Institut Catholique de Paris; Marian Noak da Université Catholique de Lublin da Polonia.
Foram dois dias de intenso trabalho, realmente gratificantes e enriquecedores. Vou deixar-vos com mais duas reflexões muito pertinentes na nossa sociedade.
"Como educar nas Universidades e Escolas Católicas, nos dias de hoje?"
"Formando e educando homens e mulheres responsavéis pela Humanidade e pelas suas sociedades. A Educação Católica, não se pode reduzir somente à evangilização; deve formar cidadãos para viverem em sociedade com dignidade e com valores."

Monseigneur Guy-Réal Thivierge, Presidente da FIUC (Fédération Internacional des Universités Catholiques)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Continuam a lançar os dados.....