terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Ferramenta para o Acordo Ortográfico



À parte a publicidade e as questões à volta da bondade ou não do acordo ortográfico, que como sabemos incendiou muitos bons linguistas e homens e mulheres de letras, quer na sua defesa quer em sua oposição, certo é que o nosso Parlamento o aprovou. Estamos, por isso, no dia seguinte. É deste que agora curamos. E a notícia veio na página da Sapo:


Por Cátia Fazenda
Foi hoje apresentado oficialmente o FLip 7, o primeiro pacote de ferramentas linguísticas com suporte para o novo Acordo Ortográfico, na presença do Ministro da Cultura.
Defender e valorizar a Língua Portuguesa foi a tónica exaltada pelo Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, que, presente no evento, salientou as vantagens da adopção de um novo Acordo Ortográfico para o estabelecimento do português como língua internacional.”


Interessante, é que coexistem aqui as duas grafias:


A versão hoje apresentada inclui ferramentas para o português europeu e português do Brasil, dando a escolher ao utilizador se pretende usar a grafia segundo o novo Acordo Ortográfico ou a grafia pré-Acordo (…) O FLiP 7 disponibiliza um conversor de textos para a grafia segundo o Acordo Ortográfico, que permite converter automaticamente o texto de um livro com duzentas páginas em menos de um minuto."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Interessante explicação acerca de moral e ética