quarta-feira, 4 de abril de 2012

Presidente uma vez, presidente toda a vida

.
Presidente uma vez, presidente toda a vida.  Há uns tantos que viveram sempre à custa do erário público, que nem sabem como é fazê-lo de outro modo. São os donos e pais da democracia. (e pelo andar da carruagem, os seus coveiros).
O pobre do condutor que só fez o que o senhor ex presidente mandava ( .!.) mas,... mas, é ele que vai ficar com a carta cassada.


A GNR apanhou a viatura onde seguia Mário Soares a circular a 199 km/hora. A detecção foi feita na A8, que liga Lisboa a Leiria, e tem um limite máximo de velocidade estabelecido em 120 km/hora. Mário Soares, conduzido pelo motorista, terá dito aos agentes da GNR que "o Estado é que vai pagar a multa."

terça-feira, 3 de abril de 2012

A justiça cada vez mais longe.

"Marcelo Rebelo de Sousa afirmou na segunda-feira à noite em Espinho que a ministra Paula Teixeira da Cruz tem «um berbicacho grande» para resolver no que se refere a facilitar o acesso de «pobres e remediados-menos» à Justiça."
Claro que professor Marcelo equivocou-se ou quis ser simpático com a ministra. Pois, na verdade, desde que ela tomou posse, as custas judiciais não têm parado de aumentar. Aumentou o preparo inicial, aumentaram os custos de certidões e actos avulsos, passou a ser sujeito a custas actos que antes o não eram, como é exemplo a reclamação contra o não recebimento de recurso, etc, etc....

A isto, acrescem os impedimentos e dificuldades que criou ao acesso à justiça, designadamente, a restrição na obtenção do apoio judiciário ou a desjusticialização de actos embrionáriamente litigiosos, como os divórcios e inventários, ou o "lavar as mãos que nem Pilatos" ao desastre em que se tornaram as execuções.... tudo vale para baixar as pendências para estrangeiro ver.
Foi o mesmo que sucedeu na educação, lembram-se, simplificar programas, aquisições de competências, ou objectivos mínimos e, no final, a guerra à retenção, pois era o sucesso das estatísticas que importava exibir lá fora.

Interessante explicação acerca de moral e ética