quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Estado de espírito


Esta coisa incognoscível que me anima e a que chamam de espírito, está em alvoroço. Sinto-a um paradoxo, sinto-me incapaz de a descrever. Os sentimentos que se entrecruzam nesta época não são alheios:

Vivemos tempos de mística (que se renovam todos os anos). Podemos criticar e repudiar, mas não deixamos todos de participar das festas.

Há uns dias, o Natal. O (re)nascimento de um nenino. Claro que, grande parte, não sabia ao certo o que se comemorava. Eu próprio, juro, que não sei se o menino nasceu há uns 2010 anos ou há um milhão. Não participei, não estava lá, não vi nada. Tão pouco sei se ele resolve ou ajuda a resolver algum problema a alguém. Sei que lá na sua terra natal, não terá ajudado muito, pois palestinianos e israelitas continuam sem se entender.

Agora, o fim de ano. Veja-se que se comemora o ano novo, o que aí vem. E as novas que ele traz são, sabidamente, muito negras para todos e em especial para nós porteguesinhos.

Mas a mística, Deus meu, a mística impõe-se. Por isso, levantemos a taça de champanhe e as mãos ao Céu e desejemos: Um Ano Novo cheio de Saúde, de Paz e Amor.

Depois...depois salva-se sempre o enorme prazer de viver a família e os amigos.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Digam se os nossos legisladores não são poetas! Ora leiam a lei hoje publicada.
.
Lei n.º 53/2010, de 20 de Dezembro
Regime da prática de naturismo e da criação de espaços de naturismo
Artigo 1.º
2 — Entende -se por naturismo, para os efeitos da presente lei, o conjunto das práticas de vida em que é utilizado o nudismo como forma de desenvolvimento da saúde física e mental dos cidadãos, através da sua plena integração na natureza.
.
Com esta formulação, ainda vai haver muita boa gente a pedir ao seu médico que lhes receite o naturismo como forma de desenvolvimento da sua saúde física e mental.
Depois, como despesa de saúde, ainda consegue a comparticipação em sede de IRS. (Imposto sobre os Rendimentos de Pessoas Singulares).

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

World Map of Social Networks


Interessante mapa mundo com as redes sociais líderes de mercado em cada país do mundo.
the most popular social networks by country, according to Alexa & Google Trends for Websites traffic data* (December 2010).

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010


Com devida vénia do amigo Tomaz Borges.

"A diplomacia era, até há bem pouco tempo, uma arte e uma actividade para gente com " punhos de renda ", isto é, para gente fina e de trato delicado.

Daí a expressão: aquele cavalheiro é um diplomata!

O Julian Assange tem andado a estragar a pintura toda e pôr a nu banalidades, evidências, hipocrisias, trapacice e expor algumas extravagâncias das diplomacias.

E quem tem medo? E quem tem necessidade da sua prisão e do seu silêncio? E quem é que o quer calar?

Como jornalista exerceu um direito, o direito de informar e esclarecer o que se passa nos meandros das relações entre estados e a riqueza linguística e artística de alguns dos protagonistas e representantes dos estados.

(... Depois, é a democracia e o poder a funcionar.)

O tio SAM ordena e a QUEEN cumpre e faz!"

As barreiras nem sempre estão bem definidas, mas não haverá já lugar à existência e à necessidade de recato de segredos de Estado?

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010


Portugal foi o quarto que mais progrediu na literacia de leitura, entre 2000 e 2009. (Público)

Surpreendente esta enorme e súbita subida de Portugal no índice PISA!

Será que mudou o critério de seleção dos alunos que participaram?
Bom, pelo menos, "houve uma adequação do sistema de avaliação à metodologia utilizada no PISA", diz Paulo Feytor Pinto, presidente da Associação de Professores de Português".

Como se percebe que o estudo contemple a subida admirável nas competências de leitura e,simultaneamente, contenha a maior queda no gosto de leitura?

Será paradoxo?

Quem não perdeu tempo a reivindicar os louros foi o nosso primeiro e ministra da pasta, Isabel Alçada. "Tanto a banda larga, como a generalização dos portáteis, como o Plano Nacional de Leitura, foram factores decisivos", proclamam.

Só que, pequeno pormenor, quando estas medidas começaram a ser implementadas no 1.º e 2.º ciclo, os jovens que participaram no estudo já estavam no 7.º ano"!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Contrato de Casamento Temporário.

Não. Não se trata de promessa de casamento da filha mais nova da família de Bourbon com o promogénito das Astúrias, nem de qualquer outra família real, de pergaminho ou sangue azul, nem sequer a encomenda entre famílias de etnia cigana.

Trata-se mesmo do Eufemismo, utilizado no Irão, para justificar que os homens possam ter mais do que uma mulher, sem que tal possa ser considerado adultério.

A notícia saiu agora no Correio da Manhã. A segunda (que os ocidentais designam de amante), cansou-se de ser a segunda na relação (contrato temporário) e matou a mulher do matrimónio (contrato definitivo).
Por cá, costuma ser o inverso.
Mas nem sempre, pois contaram-me que uma concorrente do Programa Casa dos Segredos, da TVI, também terminou uma relação com o Pinto da Costa por, igualmente, não gostar de ser a segunda.
Não há dúvida, que ninguém gosta de ser segunda, pois se nem esta que até confessou ser acompanhante de luxo!

Interessante explicação acerca de moral e ética