terça-feira, 30 de março de 2010


"O futuro tem muitos nomes. Para os fracos, é o inatingível. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes, é a oportunidade."

Com crises, PEC ou FMI que não se resignem, pois haverá sempre a oportunidade para proporcionarmos que o sol continue a nascer radioso.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Coincidências




Écoincidências!
O brocardo "onde há fumo há fogo" já foi "chão que deu uvas", já não existe, já não se aplica.

Nos casos imputados aos políticos estes logo dizem que são "mau olhado" e meras coincidências.

Nos casos imputados às gasolineiras estas juram a pés juntos que os preços são fruto do mercado, negando a concertação de preços. A AdC (Autoridade da Concorrência) divulgou parecer onde também afasta a possibilidade de cartelização na formação dos preços dos combustíveis.
Todos terão pois razão, e o plakard fotografado do colocado numa autoestrada, indicando exactamente os mesmos preços para a Galp, BP e Repsol, não passa de mais uma mera coincidência.

Só resta, Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay ...

Fot. retirada daqui

quarta-feira, 24 de março de 2010

Erro grosseiro na justiça desportiva


Como é possível que se passe do 80 ao 8?
Como é possível que a Comissão Disciplinar da LPFP (Liga Portuguesa futebol Profissional) tenha aplicado aos jogadores Hulk e Sapunaru do FCP, respectivamente os castigos de 4 e 6 meses e, agora, o Conselho de Justiça da FPF (Federação Portuguesa Futebol), decidindo de recurso, como última instância, venha reduzir aqueles castigos, para apenas três e quatro jogos de suspensão, respectivamente.

Não há tipo de interpretação jurídica possível que permita a aplicação da lei de forma tão dispare, numa e noutra decisão. Ninguém entenderá como é que se permitiu - o recurso tem efeito meramente devolutivo - que o jogador Hulk tenha já cumprido 25 jogos de castigo, quando afinal só teria de cumprir 3.



Perante as mesmas circunstâncias de facto, tempo e lugar, uma tal amplitude de subsunção à norma e escolha da sanção só pode justificar-se por erro manifesto e grosseiro.

Em declaração de interesses, devo referir que a apreciação supra apenas foi tirada em singela apreciação de justiça pois, quanto ao mais, até sou adepto do SLB (Sport Lisboa e Benfica).

segunda-feira, 22 de março de 2010


"Um livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive.
" Padre António Vieira

“A leitura faz do homem um ser completo; a conversa faz dele um ser preparado, e a escrita o torna preciso.” Francis Bacon

domingo, 21 de março de 2010

Primavera


Para muitos é a estação melhor, nem muito quente, nem frio, com chuva e muitas flores, com tudo a despontar e a despertar para a vida. "A Primavera corresponde à reprodução das espécies, animais e vegetais, no meio marinho e terrestre", diz o biólogo Pedro Ré.

O mesmo acontece com a espécie humana. O sexólogo Júlio Machado Vaz diz que nesta estação "as alterações hormonais aumentam a libido entre os homens e as mulheres".

Eu não sei se também é do aumento ou não da minha libido, ou se é dos cheiros libertados pelas flores, mas também gosto desta época do ano. E gosto, apesar das irritações do meu nariz e garganta que o aumento acentuado dos níveis do polén no ar, libertados com a polinização das plantas provocam na minha alergia a poeiras e similares.


quinta-feira, 18 de março de 2010

Quanto vale um nome (2)...

Tive há pouco um julgamento em que o assistente acusava o arguido de o ter chamado "ladrão" e "mentiroso".

Nas conversas de corredor, que antecederam o início do julgamento, lamentavam alguns o facto de ainda ter de se julgar destes casos, considerando-os como perda de tempo com coisas menores, "de lana caprina", e apenas contribuirem para o atraso na decisão dos assuntos "importantes".

É certo que na sala de audiências, todos esqueceram os "seus estados de alma" e provadas aquelas imputações e o seu carácter injurioso, foi o arguido condenado em multa e numa indemnização.

Mas, quando que me ponho a pensar, no meu recato, sobre este tipo de crime, depressa chego à conclusão que cada vez menos vai à barra do tribunal. Porque será?

São os agentes da justiça que os afastam? Será que diminuiu o insulto? Ou, são as pessoas que não se sentem insultadas?

A questão da honra e da palavra dada, como se dirá de outros valores que antes primavam, têm-se vindo a atenuar, a esvair ou não são valorizados?!

Claro que continuará a ser diferente, de pessoa para pessoa, a forma como se vivem e sentem as questões da honra e da consideração, da reputação, a boa fama, a estima e a dignidade objectiva, considerados no respectivo contexto social.

A propósito, disse Schoppenhauer: "A honra, objectivamente, é a opinião dos outros sobre o nosso mérito; subjectivamente...o nosso receio diante dessa opinião".

terça-feira, 16 de março de 2010

Quanto vale um nome...


Especialistas acreditam ter identificado uma nova pintura de Leonardo Da Vinci graças a uma impressão digital do mestre renascentista encontrada no topo esquerdo de um quadro. Trata-se do retrato de uma jovem, até então atribuído a um artista alemão do século XIX e vendido a 19.000 dólares (33.000 reais). Se confirmada a autoria de Da Vinci, o quadro poderá valer dezenas de milhões de dólares.

O retrato, conhecido como Uma Jovem de Perfil em Vestido Renascentista, mede 33 cm x 22 cm e mostra uma garota com trajes e penteado referentes à moda milanesa do final do século XV. A pintura foi leiloada em 1998 por 19.000 dólares e, em 2007, por quantia semelhante, passou para as mãos de um colecionador canadense.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Costumes!



"Ingleses presos por se beijarem em público
Dois ingleses foram condenados a um mês de cadeia e posterior deportação, por se terem beijado em público num restaurante no Dubai.

Ayman Najafi, de 24 anos, e Charlotte Adams, de 25, são acusados de se terem tocado e beijado apaixonadamente, enquanto jantavam como amigos, embora aleguem que o beijo foi de cumprimento, na cara e que não se tocaram.

Uma mulher muçulmana que se encontrava presente afirmou que a sua filha ficou incomodada, depois de ver o casal a dar um beijo na boca, tendo ela própria olhado em seguida e visto o mesmo.
Alega também que o dois acusados se estavam a tocar. Perante este cenário chamou de imediato polícia.

Najafi encontra-se a trabalhar numa empresa de marketing no Dubai e Adams estava de visita ao país.
Ambos foram libertados após pagamento de fianças e esperam pelo veredicto a 4 de Abril. "
No Dubai, 15 de Março, Correio da Manhã.

terça-feira, 9 de março de 2010

Sempre o dia da mulher

Acabou a guerra dos sexos. Kathryn Bigelow é a primeira mulher, em 82 anos que leva a Academia, a ganhar o Oscar de Melhor Realizador.
Para a entrega, não parece ter sido inocente a escolha da cantora, actriz, realizadora e activista dos direitos das mulheres, Barbra Streisand.
O seu Estado de Guerra, foi o grande vencedor, com mais cinco estatuetas para além da realização, melhor filme, Itálicodirecção, roteiro original, montagem e edição de som.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Justiça ou boatos


O Senhor Bastonário da Ordem dos Advogados dixit: "o poder judicial está empenhado em derrubar o primeiro ministro". [após ponderação e exegese de todos os factos e documentos na sua posse, decidiu apresentar queixa formal. Inelutavelmente, cremos nós].
O senhor Secretário de Estado da Justiça, aproveitando a boleia do BOA, referiu que como advogado teve "indícios de influências políticas na justiça, mas nunca provas" [Consciente do poder em que está investido e que é seu o poder de tutela, decidiu proceder penal e disciplarmente contra os corruptos. Inelutavelmente, cremos nós].

Não andam de cabeça perdida?

Bullying!
Está na moda, não há duvidas, mas será que já existia antes? Já existiria no meu tempo de aluno? É que de uma coisa eu tenho a certeza, este "palavrão" não era então empregue, mas que fui agressor umas vezes e agredido outras tantas, concedo.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Advogados com a Madeira

A Ilha da Madeira foi literalmente abalroada por uma tempestade de água e pedras e, todos vimos como ficou a cidade do Funchal e os arredores. Os danos materiais e morais são muitos e é necessária todo o tipo de solidariedade. A Ordem dos Advogados está de alma e coração com a Madeira e numa feliz escolha, decidiu:

Dia do Advogado celebra-se na Madeira
As comemorações do Dia do Advogado 2010 vão realizar-se a 19 de Maio, na cidade do Funchal, na Região Autónoma da Madeira. A deliberação foi tomada na última reunião do Conselho Geral, no dia 25 de Fevereiro.

A escolha da cidade do Funchal ficou a dever-se à tragédia que se abateu sobre a população daquela região e constitui uma forma de manifestar a solidariedade dos Advogados do continente para com os nossos compatriotas madeirenses. (...)
Como se costumava dizer, "tiro-lhes o chapéu".

Interessante explicação acerca de moral e ética